Como uma gráfica devidamente reconhecida por suas boas relações trabalhistas, comerciais e com o meio ambiente, a Colorsystem é homologada dentro dos altos padrões internacionais de conduta empresarial SMETA*.

* SMETA: Sedex Member Ethical Trading Audit ou “Auditoria do Comércio Ético dos membros Sedex”
traço-para-destaque-1

Hoje em dia, devido a uma maior conscientização por parte das instituições em todo o mundo, cresce o número de empresas que — indo além do imediatismo — se preocupam em atuar no mercado de forma mais positiva em relação à sociedade. São empresas que vão contra práticas nocivas, como a exploração da mão de obra, uso de trabalho infantil, condições insalubres de trabalho, salários indignos, subornos ou corrupção, descaso com o meio ambiente ou qualquer outra atividade que seja prejudicial à comunidade.

…..

Sensíveis a essa demanda por práticas mais éticas, associações e organizações empresariais vêm surgindo no mundo. São entidades que buscam oferecer mecanismos para a criação de cadeias de abastecimento formadas por empresas de conduta mais positiva.

Dentre essas associações, em 2001 foi fundada, no Reino Unido, a Sedex (Supplier Ethical Data Exchange), uma organização sem fins lucrativos criada com o intuito de auxiliar empresas a divulgar seu comprometimento com relações de produção e comércio saudáveis e com a aplicação do protocolo de auditoria ética SMETA.


Sobre a Sedex

A Sedex busca instaurar no mercado processos de auditoria que visam a melhoria progressiva das cadeias de fornecimento, favorecendo a criação de redes de empresas de atuação marcadamente éticas para com a sociedade e o meio ambiente.

Unindo conceitos das normas OHSAS 18001, SA 8000 e ISO 14001, avalizando boas práticas empresariais, a Sedex é hoje um requisito prévio na contratação de fornecedores nos mais exigentes mercados do mundo.

A associação dispõe de uma ampla base de dados de referência em auditorias éticas, com banco de dados além de seu programa SMETA, oferecendo assim bases para pesquisas sobre empresas em diversos campos e programas de auditoria social.

A Sedex é uma organização de associação. Possui a maior plataforma colaborativa do mundo para partilhar dados de atuação empresarial responsável, incentivando a criação de cadeias éticas de fornecimento.

 

É uma comunidade global — possui membros espalhados em 150 países e uma equipe ativa em pontos estratégicos do mundo. Sua rede de membros é formada por marcas conhecidas mundialmente, com empresas referência de mercado.

 

→ Clique aqui e conheça as marcas que fazem parte da Sedex.

Com o sistema Sedex é possível a verificação, por exemplo, do quanto um fornecedor está comprometido com sua responsabilidade social em determinada área. Para isso, o sistema fornece dados para setores diversos, como direitos trabalhistas, segurança, relacionamentos em ambientes de trabalho, relações com o meio ambiente e respeito às legalidades gerais.

…..

A Sedex criou, em 2004, a auditoria SMETA, visando incentivar ainda mais algumas práticas empresariais éticas.


O que é SMETA

SMETA (Sedex Member Ethical Trading Audit ou “Auditoria do Comércio Ético dos membros Sedex”) é uma das auditorias éticas mais usadas no mundo. Seu objetivo é ajudar auditores  que buscam alta qualidade em negócios responsáveis. Foi criada para oferecer uma redução de esforços em auditorias de atuação empresarial éticas, concentrando informações de referência de conduta de empresas.

Com a SMETA e seu banco de dados centralizado, um fornecedor pode fazer uma determinada auditoria e em seguida compartilhá-la com clientes e potenciais clientes, ao invés de realizar uma auditoria para cada novo negócio, quando necessário.

No sistema SMETA seus membros publicam relatórios de auditoria de modo a permitir e incentivar a troca de dados relativos às práticas mais éticas de trabalho, favorecendo a criação de cadeias produtivas com boas práticas comerciais e de produção.

Desse modo, fabricantes e fornecedores podem unir esforços para lutar contra a exploração infantil, condições de trabalho insalubres, salários e jornadas de trabalho exploratórios e outros males.

Além de fornecer dados sobre a atuação de seus membros em campos mais voltados às relações trabalhistas, os protocolos SMETA tratam também do impacto no meio ambiente.

Em sua estrutura, as auditorias SMETA baseiam-se em até 4 pilares:

  • Normas laborais;
  • Saúde e segurança;
  • Ética empresarial;
  • Meio ambiente.

A SMETA, apesar de primeiramente voltada para membros da Sedex, permite (e incentiva) que empresas não associadas acessem e utilizem as informações disponíveis. Desse modo, o sistema busca promover maior transparência em negócios e incentivar a responsabilidade social.

Em específico quanto às relações de trabalho, a SMETA foi desenvolvida visando respeitar convenções fundamentais da OIT (Organização Internacional do Trabalho), promovidas pelas Normas Internacionais do Trabalho e que servem de base para definições do direito do trabalho em muitos países.

Essas convenções, entre outras coisas, defendem:

  • a liberdade de escolha de emprego;
  • a liberdade sindical (de associação) e direitos sindicais;
  • condições de segurança e higiene nos locais de trabalho;
  • pagamento de salários dignos;
  • a extinção da discriminação de qualquer tipo ou origem;
  • o fim do trabalho infantil.

A Colorsystem e a SMETA

Praticante e incentivadora da ética nos negócios desde sua fundação, a Colorsystem tornou-se membro da Sedex e uma empresa auditada pelos padrões SMETA como uma consequência de suas práticas comerciais, trabalhistas e de produção.

Fazendo parte da Sedex, respeitando suas diretrizes e os padrões SMETA, a Colorsystem acredita estar incentivando a responsabilidade social, tanto com seu apoio à organização como também servindo de exemplo no mercado.

Assim, a Colorsystem crê incentivar a produção ética, consciente, as práticas empresariais positivas e construtivas, visando a melhoria social, a preservação de nossos recursos naturais, as melhores condições de trabalho para os colaboradores diretos e indiretos, buscando uma atuação que interaja com a sociedade de modo saudável e com sustentabilidade.

Desse modo, a Colorsystem atua atenta a valores que possam contribuir para uma sociedade melhor, mais saudável em suas relações entre as pessoas e com o meio ambiente.

 


 

Saiba mais sobre a organização Sedex aqui: https://www.sedexglobal.com/pt-br

Saiba mais sobre a SMETA aqui: https://cdn.sedexglobal.com/wp-content/uploads/2017/08/SMETA-in-Numbers.pdf e aqui: https://www.sedexglobal.com/pt-br/produtos-e-servicos/smeta/

Organização Internacional do Trabalho: http://www.ilo.org/brasilia/lang–pt/index.htm