A Colorsystem recebe a certificação internacional Disney FAMAAuthorization, que a autoriza a produzir materiais com os personagens, marcas e títulos do famoso estúdio americano.

* FAMA: Facility and Merchandise Authorization Application and Instructions
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Depois de um criterioso processo de auditoria, na qual a gráfica Colorsystem foi avaliada quanto à qualidade de produção e ao cumprimento dos requisitos do Programa de ILS (International Labor Standards), que define padrões de exigência internacionais de processos e relações de trabalho, a The Walt Disney Company a autoriza a fazer parte de sua cadeia de fornecedores licenciados.

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Na prática, isso quer dizer que a Colorsystem é uma gráfica apta e regularizada para a produção legalizada e de qualidade de produtos que contenham a propriedade intelectual da Disney (personagens, logotipos, marcas, nomes, cenários, referências).

A certificação agora recebida pela Colorsystem, a Disney FAMA, é o recurso legal usado pelo estúdio para aferir a qualidade de reprodução de suas criações pelo mundo e também um modo de se associar unicamente a empresas que sigam os princípios éticos de trabalho definidos pela Organização Mundial de Trabalho (ILO).

 


Por que a Disney autoriza a Colorsystem a produzir materiais com sua criações?

A Disney, além de buscar qualidade em seus associados pelo mundo, admite apenas licenciados e fornecedores que não desrespeitem as principais convenções da Organização Mundial do Trabalho, não aceitando, entre outras violações:

  • Trabalho infantil: uso de mão de obra de crianças e adolescentes ou qualquer violação relativa às leis e estatutos de proteção aos menores de idade;
  • Trabalho involuntário: uso de trabalho forçado, com exigência de horas extras obrigatórias ou involuntárias; retenção de pertences pessoais de funcionários ou cobranças de taxas como garantia de emprego; limitação deliberada da liberdade dos trabalhadores durante e/ou após o expediente;
  • Coerção e assédio: qualquer política interna ou permissibilidade que autorize a violência corporal; ameaças morais e de perda de emprego; uso de retaliações como medidas disciplinares; práticas de segurança invasivas ou intimidatórias;
  • Discriminação: aceitação ou aplicação de práticas discriminatórias com base na raça, religião, idade, nacionalidade, origem social, orientação sexual, gênero, opinião política, gravidez ou adesão sindical;
  • Retaliação à associação de funcionários: políticas ou práticas que proíbam os funcionários de se associarem, se organizarem e negociarem, de acordo com as leis locais vigentes, com a empresa seus direitos e obrigações;
  • Desrespeito à saúde e segurança dos trabalhadores: existência de condições no ambiente empresarial que possam causar dano físico aos funcionários ou ao público;
  • Subcontratação em desacordo: contratação de outra empresa para produção terceirizada de materiais relacionados à Disney sem sua devida autorização ou certificação.

Para que as diretrizes de ética no trabalho definidas pela Disney sejam respeitadas por seus parceiros pelo mundo, o estúdio elaborou um programa de princípios e normas de conduta, o ILS (International Labor Standards / Programa de Normas Internacionais de Trabalho), um código de conduta para licenciados. Assim, somente após um processo de auditoria a Disney confere ou não a certificação FAMA.

E a Colorsystem, uma gráfica que sempre atuou respeitando e buscando aprimorar as relações éticas de trabalho com seus funcionários, fornecedores e clientes, após auditoria monitorada pela Disney, passa, a partir de novembro de 2017, a fazer parte das empresas licenciadas pelo estúdio.

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O Programa de Normas Internacionais de Trabalho aplica-se à fabricação de produtos, componentes de produtos e materiais que usam qualquer elemento pertencente à propriedade intelectual da Walt Disney Company e suas afiliadas. Tais normas referem-se a produtos licenciados, itens promocionais, publicações, materiais impressos, brindes, embalagens e materiais de exibição.

É considerada propriedade intelectual da Disney todos os nomes, marcas, logotipos, personagens e outras designações de propriedades pertencentes ou controladas pela Disney (incluindo as marcas e empresas ABC, ESPN, Lucasfilm, Marvel e Pixar).


Na prática, o que isso significa?

Em nosso país, infelizmente, a prática conhecida como pirataria é bastante comum, tanto para produtos manufaturados aqui mesmo como para produtos importados clandestinamente (contrabando).

Muitos desses produtos, sem receber qualquer tipo de fiscalização, são feitos fora de padrões de segurança, colocando a saúde do público em risco. E muitas vezes são fabricados com o uso de mão de obra em desacordo com as diretrizes éticas da Organização Mundial de Trabalho, sendo feitos às vezes por crianças, funcionários em regime de trabalho escravagista, sem direitos, em ambientes de produção insalubres. Ou seja, ao adquirirmos produtos advindos de tais fontes, estamos sendo de certo modo tolerantes com tais práticas.

Por isso, ao trabalhar com a Colorsystem, você sabe que está lidando com uma empresa que, além de buscar qualidade total em seus serviços e produtos, está alinhada com as práticas trabalhistas consideradas de alto padrão ético no mundo todo.

 


 

Outras informações e referências:

O Código de Conduta da Disney para Fabricantes, parte integrante do Programa de ILS (International Labor Standards / Programa de Normas Internacionais de Trabalho), foi adotado pela primeira vez em 1996. Seus princípios são consistentes com as principais convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) http://www.ilo.org/global/lang–en/index.htm

O Código de Conduta da Disney está disponível em mais de 50 idiomas em: https://thewaltdisneycompany.com/about/#disneylaborstandards

O Programa International Labor Standards da The Walt Disney Company busca proporcionar locais de trabalho seguros, inclusivos e respeitosos, onde os produtos com a marca Disney são produzidos. O programa é um componente importante dos esforços de Cidadania e Cadeia de Suprimentos Responsável da The Walt Disney Company. Para mais informações sobre esses programas e normas, acesse a página da Cidadania Disney no site da The Walt Disney Company. https://thewaltdisneycompany.com/about/#corporate-citizenship

Conheça os padrões éticos e legais estabelecidos na seção de “Conduta Ética” do site da Disney https://ditm-twdc-us.storage.googleapis.com/FY14-Performance-Summary.pdf